Opções

Operações com opções

{block2, type='rmdwarning'} **Atenção** Como é comum que as opções tomem.

É muito comum as opções tomarem todo o tempo do pequeno investidor e passarem a ser seu grande objetivo no mercado e, o que é pior, às vezes até mesmo na vida.

De maneira nenhuma o pequeno investidor deve se envolver com opções. Opções não são investimentos. Opções são estratégias de negociação especulativa e que envolvem alto risco e muito provavelmente (probabilisticamente) você irá perder tudo o que apostar nesse mercado.

Os maiores inimigos do pequeno investidor são a emoção e a ganancia. Por não entender o funcionamento das opções (que é bastante complexo) você irá se deixar levar pelas emoções. E por ser ganancioso você irá negligenciar os riscos (que não são poucos). Sendo assim, evite mexer com esse instrumento financeiro.

Entretanto, como o ser humano é um animal teimoso e curioso, e eu sei que muitos dos que estão lendo este livro irão em algum momento de suas vidas se deparar com as opções, seja por pura curiosidade, seja por sedução às promessas falaciosas das inúmeras casas de “research” e picaretagens existentes no Brasil e no mundo, neste capítulo você irá aprender:

  • O que são opções e para que servem
  • Como são precificadas as opções e por que os picaretas são picaretas
  • A única estratégia que considero plausível para o pequeno investidor

O que são opções?

Opções são contratos. São promessas (que devem ser cumpridas) de compra e venda.

Precificação da opções

Estratégia de venda de PUT

Para o pequeno investidor que tem um percentual do seu patrimônio investido em ações e que deseja seguir fazendo aportes no mercado de ações, a única exceção plausível à regra anterior é a estratégia de Venda de PUT (PutWrite).

Entenda, serei prolixo irei repetir mais uma vez: o pequeno investidor, o pessoa física, o cidadão assalariado ou dono de seu próprio negócio, não deve de maneira alguma se envolver com o mercado de opções. Se você seguir essa regra, muito provavelmente conseguirá preservar o seu patrimônio evitando grandes perdas.

A estratégia de PutWrite, ou lançamento de PUT, também conhecida como Collateralized Reverse Convertible, consiste simplesmente em se investir em ações substintuindo-se a compra direta do ativo subjacente pela venda de opções PUT de curto prazo, simultânea à aplicação dos recursos disponíveis (liquidez) em investimentos “livres de risco”.

Por que não a venda de CALL?

Updated: